dilema no uso da internet rica
1/10/08 | 4 comentáriosNormalmente o principal objetivo de um site é publicar um conteúdo que seja indexável e acessível, fatores que são prejudicados ao escolhermos uma solução full-flash.
Hoje ainda é recomendável publicar uma redundância do site em html, o que afeta diretamente o custo do projeto. Com o custo e benefício inferior, essa decisão precisa ter uma boa justificativa.
O uso do flash é pertinente em casos específicos, como produtos de publicidade, que exploram o apelo emocional, ou ainda, para aplicações didáticas como e-learning, entre outras. Os recursos interativos que o flash oferece se bem utilizados, podem enriquecer a experiência destes produtos.
Porém, ainda é recorrente o desenvolvimento de flash sites que poderiam ser totalmente em html e evitar que elementos fundamentais, como o nome da empresa, tenham a mesma prioridade semântica que o texto “fechar” em algum lugar do site. Uma perda considerável por conta de uma ou outra animação, que na prática não traz nenhum beneficio para o usuário. Para estes casos, estão cada vez mais à disposição frameworks e outros recursos que possibilitam a prática de elementos dinâmicos, fazendo uso apenas de javascript.
Mesmo que os processos de indexação do conteúdo em flash estejam sendo aprimorados, se não há um real motivo para o uso do flash, devemos optar por soluções em html ou pelo menos híbridas, separando conscientemente elementos que podem ser omitidos nas buscas.
1/10/08 às 7:34 pm
Cara, se metade das pessoas envolvidas com web tivesse essa sua percepção a web de longe seria bem melhor.
Abraço,
1/10/08 às 9:06 pm
fala Eduardo! pois é cara.. apesar de que eu tb fui responsável por sujar um bocadinho a web por um tempo, mas tudo evolui não é? hahaha :) grande abraço
1/10/08 às 3:22 pm
Cinceramente, acho issu uma opinião meio ultrapassada. Tem q se lembrar que flash n é mais usado apenas para elementos animados ou meramente como elemento de enfeite.
Citando frameworks, hj em dia jah existem frameworks mvc para flash
Em muitos casos, um layout 100% em flash é pertinente e eficiente. Atendendo a hot-sites, games e aplicações RIA com desempenho mais rápido e seguro q as baseadas em JavaScript.
uma das RIAs mais eficientes
https://buzzword.acrobat.com/
1/10/08 às 5:31 pm
Oi Marcos, vc disse q a opinião era ultrapassada, mas concordou q “o uso do flash é pertinente em casos específicos” :) Claro que jogos, e-learning, alguns apps, etc. podem ficar geniais como o ex. da Adobe que vc citou.
Minha opinião é voltada aos projetos do cotidiano (enorme maioria), normalmente sites que apresentam um conteúdo.. Tanto é que o site da própria adobe é híbrido. Utilizam o flash apenas em áreas mais publicitárias, o que é bastante pertinente.
Abraço!